Relatos da comunidade trazem experiências com a Misericórdia de Deus nas mais diversas situações

Daniela Santos

 

Já diz o ditado: “Deus escreve certo por linhas tortas”. Certa vez, uma criança queria brincar com uma faca. Seu tio, único adulto por perto, não deixou por medo que a menina se ferisse. Não entendendo o porquê de ter o pedido negado, a pequena fez birra.

Ao pararmos para pensar neste acontecimento, consideramos que ‘birra’ é coisa de criança, que elas são teimosas. Mas será mesmo que são somente elas? Quantas vezes nós, adultos, pedimos uma coisa a Deus e, por Ele achar que não precisamos disso no momento ou que não é a hora certa, ficamos irritados e até deixamos de acreditar no poder de nossa Fé?

São tantos porquês, mas um dia receberemos a resposta de tudo o que precisarmos. “Todas as coisas que Deus fez são boas, a seu tempo. Ele pôs, além disso, no seu coração a duração inteira, sem que ninguém possa compreender a obra divina de um extremo a outro” (Ecl, 3, 11).

É preciso, também, conscientizarmos de que nós somos o milagre! Temos o poder de fazer as coisas por nós e não pedir apenas a Ele, atitude que é defendida pelo padre Silvio César, sdb. “Quando dizemos que Deus é o autor da vida e conhece o nosso destino, corremos o risco de cruzar os braços e deixar tudo para Ele, mas sabemos que Deus espera a nossa parte”, frisa e comenta que, a maioria dos problemas humanos, são causados pelas nossas próprias atitudes. “Precisamos perceber que o mal chegou na vida humana por nós mesmos. Não é ‘culpa’ de Deus as coisas ruins que nos acontecem. Como Pai, a Palavra nos fala de um Deus misericordioso, mas também justo”, complementa.

A estudante Gabriela Rebouças já passou por algumas experiências profundas com o Pai e confessa que nem sempre as coisas são fáceis de lidar, mas que é preciso confiar e ter alto astral sempre. “Às vezes, reclamamos sempre, mas quando vemos que há pessoas enfrentando situações piores que a nossa, nos faz repensar algumas coisas”, afirma. Ela ainda enfatiza que o ‘segredo’ para enfrentar os obstáculos da vida é ter bom humor e agradecer sempre. “Temos de parar de ficar perguntando o porquê de tudo e aprender a ver o lado bom de tudo, pois há lado bom até quando não parece”, finalizou.