Presidente: Joaquim Ferreira – Endereço: Rua Batatais, 13 – Bosque dos Eucaliptos

I – Histórico e Administração:

A Obra Assistencial e Social Coração de Maria situada na Região Sul de São José dos Campos, fundada dia 04 de agosto de 1985, pelo Bispo Dom Eusébio Oscar Scheid, em Assembleia realizada juntamente com o pároco e liderança da Paróquia Coração de Jesus.

A Obra Assistencial e Social Coração de Maria, é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter beneficente, de assistência social e de promoção humana integral, cuja finalidade precípua é promover atividades de natureza educacional e assistencial a pessoas de qualquer idade, visando auxiliá-las em suas necessidades. (Estatuto Social Artigo 2º)

A Obra Social é administrada pela Assembleia de Sócios, pela Diretoria, constituída por um Presidente, um Vice-Presidente, Primeiro Secretário, Segundo Secretário, Primeiro Tesoureiro e Segundo Tesoureiro, por um Conselho Fiscal com 3 membros efetivos e 3 suplentes, e por um Conselho Consultivo presidido pelo pároco da Paróquia Coração de Jesus e mais dois membros escolhidos por ele.

O mandato da Diretoria será de 02 (dois) anos, não sendo permitida mais que uma reeleição consecutiva.
(Estatuto Social Artigo 20)

II – Unidades de Serviço:

Afim de cumprir as finalidades estatutárias e obter fundos para a o seu funcionamento, a entidade atua em dois projetos e várias equipes de serviço:

III – Projetos:

• Cecoi – Centro Comunitário de Convivência Infantil Rosália Joana Scheid: Projeto em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de São José dos Campos. A entidade realiza em período integral o atendimento de 115 crianças na faixa etária de 01 a 06 anos;
  • Cecoa – Centro de Convívio e Aprendizado Madre Teresa de Calcutá: Projeto em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de São José dos Campos. A entidade realiza em período parcial (manhã ou tarde) o atendimento a 75 crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 14 anos, no período contrário ao da escola.

Os dois projetos atendem atualmente 190 crianças e adolescentes oferecendo um espaço adequado, seguro, e condições para que possa ser desenvolvido um trabalho educativo de qualidade, proporcionando aos pais que trabalham a possibilidade de promoção social e às crianças e adolescentes a oportunidade de desenvolver os aspectos cognitivos, afetivos e sociais, monitoradas por profissionais qualificados visando a participação em projetos como artes, cidadania, e educação para valores, música, informática e outros, oferecendo os seguintes tipos de atividades:

1. Acompanhamento escolar;
  2. Atividade escolar;
  3. Atividades culturais;
  4. Atividades externas (Passeios, Eventos e Viagens);
  5. Atendimento e trabalho sócio-educativo.

IV – Serviço Voluntário:

4.1.      Equipes de Apoio à Captação de Recursos:

1. Equipe de Triagem: Faz a triagem inicial de todas as doações recebidas, e distribui para cada uma das áreas responsáveis tais como Artesanato Costura, Bazar, etc.
  2. Oficinas de Artesanato:

Oferecem cursos de várias modalidades conforme a disponibilidade das monitoras e o interesse da comunidade.

Além desses cursos, uma equipe de artesãs voluntárias confecciona peças de artesanato que são vendidas na Loja e nos eventos, para arrecadar recursos para a entidade.

1. Oficina de Costura: Confecciona os uniformes para as crianças e adolescentes atendidos pela entidade. Confecciona também algumas peças de roupas novas com tecidos doados pela comunidade e efetua reformas de roupas para serem vendidas no Bazar e Loja da entidade.
  2. Oficina de Reforma de Brinquedos: Recicla os brinquedos recebidos em doação, que são, uma parte utilizada pelas crianças da entidade, e outra parte, vendida nos Bazares e na Feira Anual da Solidariedade.
  3. Bazar de Roupas Usadas, Calçados, e Outros Objetos: Avalia as peças recebidas, define o preço unitário, organiza e efetua a venda dos mesmos.
  4. Loja de Roupas Novas e Seminovas: Avalia as peças recebidas, define o preço unitário, organiza e efetua a venda na Loja.
  5. Equipe de Eventos: Atua, com apoio dos voluntários de todas as equipes, nos eventos promovidos pela entidade, realizados dentro ou fora das instalações da Obra Social

4.2.      Equipes de Profissionais Liberais:

1. Equipe de Saúde (Atendimento Pediátrico, Odontológico e Psicológico): Atende as crianças e adolescentes do Cecoi e do Cecoa. No caso do atendimento psicológico o serviço é prestado também às famílias atendidas pela entidade.
  2. Equipe de Apoio Jurídico: Esse serviço é prestado a toda a comunidade, com aconselhamento e orientação nessa área.

4.3.      Equipe de Lavanderia: Lava as peças de tecido utilizadas pela entidade (toalhas, panos de prato lençóis, etc.)

4.4.      Biblioteca Pública Machado de Assis:

Avalia os livros recebidos pela entidade, cadastra no sistema informatizado, e registra os empréstimos, e devoluções dos mesmos.

Expediente da Obra Assistencial e Social Coração de Maria:

Secretaria: de Segunda a Sexta Feira – das 7 às 17 hs,

Bazar: Terça Feira – das 8h30 às 16h30;

Sexta Feira – das 8h30 às 11h00.

Loja: Terça Feira – das 8h30 às 16h30;

Quarta Feira – das 8h30 às 11h00

Quinta Feira – das 8h30 às 11h00

Sexta Feira – das 8h30 às 11h00 e das 13h00 às 16h30

Seja Voluntário na Obra Assistencial e Social Coração de Maria!!!

Afim de que nossa Obra Social possa manter a qualidade do atendimento que vem prestando às crianças, adolescentes e outras pessoas da comunidade, convidamos você a ser um voluntário em uma das equipes acima mencionadas.

Doe um pouco de seu tempo, e verá que sua vida ganhará um novo sentido. Entre em contato conosco pelos telefones 3936-2177 – 3936-1874 e marque uma visita às nossas instalações à Rua Batatais, nº 13, Bosque dos Eucaliptos.